quarta-feira, agosto 11, 2004

Ride the big wave

Medo...muito medo. Pronto, algum medo. Ok, deixem lá estar isso!De tempos a tempos lá vem um colega meu (salvo seja) com uma qualquer teoria da destruição do planeta. Seja provocada por erupções vulcânicas de dimensão bíblicas, pela 'eminente' explosão do núcleo terrestre ou pela queda de um meteorito de proporções gigantescas, parece que não há geológo neste mundo que não sonhe em 'prever' algo que dê, pelo menos, para a realização de um block-buster de Verão, protagonizado por um qualquer actor de renome...
Desta vez, chega-nos o Prof. Bill McGuire, director do Centro de Pesquisa de Perigos Benfield Grieg, da University College de Londres, com um aviso sério aos governantes mundiais. Segundo este cientista, o vulcão Cumbre Vieja, que forma a ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias (mesmo aqui ao lado, diga-se!), ameaça colapsar 'a qualquer momento', o que provocaria uma série de ondas gigantescas que dariam lugar a uma vaga de destruição sem precedentes pelo mundo fora, num curto espaço de tempo. O mergulho desta ilha no Atlântico, originaria uma série de ondas gigantes, denominadas mega-tsunamis ou, em português corrente, 'ondas grandes comó caraças', que atingiram velocidades da ordem dos 800 Km/hora.
Historicamente, os cientistas começaram a prestar atenção ao vulcão Cumbre Vieja, após a sua erupção em 1949, que provocou o deslizamento de parte do seu flanco este para o oceano, numa extensão de cerca de 4 m.
Os modelos computadorizados de simulação do colapso da câmara vulcânica (que duraria algo como 90 segundos) mostram que, ao fim de 10-15 minutos, as ilhas vizinhas seriam atingidas por ondas com cerca de 100 metros de altura e, ao fim de algumas horas teriam chegado à costa oeste de África. Cerca de 9 a 12 horas depois, ondas com 20 a 50 metros de altura teriam percorrido todo o Atlântico, atingindo as Caraíbas e as costas orientais dos Estados Unidos e Canadá. As zonas estuarinas e portuárias seriam as que sofreriam um impacto mais devastador com a propagação de ondas para o interior. Sendo essas as zonas onde a maior parte da população mundial habita, pode-se imaginar as consequências...calcula-se que 100 milhões de pessoas seriam afectadas imediatamente!

Sinceramente, e sem conhecer os detalhes geológicos da zona, considero que, como habitualmente, existe uma grande dose de incerteza nestas 'conclusões' do Prof. McGuire. Segundo ele, o colapso da ilha irá dar-se certamente durante uma erupção vulcânica que não deverá acontecer tão cedo, apesar das habituais queixas sobre a falta de monitorização do flanco ocidental da ilha, onde apenas estão instalados alguns sismómetros. No entanto, e como o próprio McGuire afirma, este tipo de fenómenos ocorre em média uma vez de 10000 em 10000 anos, mesmo que o caso específico de La Palma possa acontecer num espaço de tempo bem mais próximo, dado que se registam movimentos actuais.



Depos McGuire entra na pura palermice alarmista, ao afirmar que o governo dos EUA deveria estar atento à ameaça que La Palma representa e que o novo presidente dos EUA deveria decidir sobre o assunto...claro que, como num bom filme de Hollywood, McGuire parece querer fazer crer que as ondas irão direitinhas a Nova Iorque, deixando todo o resto do mundo para 2º plano...

Curiosamente descobri documentos sobre o mesmo assunto publicados em 1996, 2001 e agora em 2004. Coincidência também é o Prof. McGuire ser 'especialista' em catástrofes naturais, tais como sismos, asteróides e cometas e autor de livros como o best-seller "Apocalypse - a Natural History of Global Disasters", "Raging Planet - the Tectonic Threat to Life on Earth", e "A Guide to the End of the World - Everything you Never Wanted to Know".
Enfim, alguém gritou 'Lobo'?