quinta-feira, junho 03, 2004

Great ball of fire...

É um avião, é um pássaro...não, é um meteorito gigantesco!!!Há cerca de uma década que os geólogos norte-americanos pensavam que a zona conhecida por Baía Chesapeake corresponda ao local atingido por um gigantesco meteorito, aproximadamente há 35 milhões de anos.
Agora, na sequência de sondagens profundas, junto à costa do estado da Virginia, descobriram uma série de sinais que corrobora esta tese. Aos 823 metros de profundidade, encontrou-se um depósito com pedaços de rocha cristalizada e com evidências de ter sido derretida, depósitos marinhos e outras evidências que comprovam o impacto de um cometa ou asteróide na região. A cratera daí decorrente tem mais de 90 km de diâmetro, o que corresponderia, na opinião dos especialistas, a um corpo celeste com um diâmetro aproximado de 3.2 Km, que teria embatido na superfície terrestre a uma velocidade na ordem das dezenas de milhar de Km/hora. Esta cratera é a 6ª maior do planeta e a maior nos Estados Unidos.
Este projecto custou ao U.S. Geological Survey, qualquer coisa como € 190.000, e irá atingir os restantes 85 metros de furação, em que se espera obter mais informação sobre a composição do próprio corpo celeste que aí se despenhou. Entretanto um pedido para se furarem mais de 2.1 km, perto do local agora explorado, foi apresentado ao Comité Científico Internacional, estando orçamentado em algo como 1.26 milhões de euros.