terça-feira, maio 18, 2004

A "inovação" na geologia

Olha, um novo período geológico...a novidade, o espanto, o escândalo!Ora, após um longo período de inactividade (não se formos medir em tempo geológico) o geoBlogia volta à actividade com uma notícia sobre uma alteração muito "importante" em termos científicos...
É verdade, ao fim de 15 anos de debate, os geólogos da Comissão Internacional de Estratigrafia resolveram incluir um novo período geológico no calendário do nosso planeta...e não, não se trata do AlbertoJoãozóico ou do PintodaCostismo, mas de um período que cobre 150 milhões de anos. Assim, a partir de agora, contamos com uma nova era, a Ediacárica, que passa a fazer parte do Neoproterozoíco, durante o qual se formaram as primeiras células vivas da Terra.

O Ediacárico começou no final da última época glaciar que cobriu o planeta, e que teve início há 850 milhões de anos, tendo culminado há 600 milhões.

O nome de Ediacárico surgiu das Colinas Ediacara, no sul da Austrália. Os russos estão chateados porque o nome proposto por eles, que seria Vendiano, proposto em 1952, foi rejeitado.

E assim "avança" a Geologia...15 anos de debates...para isto! Bravo, minha gente!