domingo, outubro 26, 2003

Tumor saurópode

Depois de um longo tempo sem dar sinais de vida a este blog, cá vai uma pequena notícia que descobri no site da TSF. Parece que os dinossáurios também se debatiam com problemas naquele que era, na sua maioria, o seu orgão mais pequeno, o seu cérebro.
Assim, cientistas americanos descobriram, no registo fóssil de um desses animais, um predador denominado Gorgosaurus (carnívoro relacionado com o famoso Tyrannosaurus Rex), que teria vivido há aproximadamente 72 milhões de anos, evidências de um tumor cerebral, com cerca de cinco centímetros. Segundo os investigadores, o tumor teria impedido a mobilidade do dinossáurio, afectando o seu equilíbrio e funções motoras. Imaginem um animal desta envergadura a cambalear...medo, muito medo!

sábado, outubro 04, 2003

Bolachinhas e terramotos

Esta "notícia" que o Público nos deu a conhecer na passada sexta feira, foi-me enviada pelo Rui MCB, do Adufe. Desde já, o meu obrigado!
E aqui está ela, na íntegra.

"Aquela particularidade irritante que as bolachas têm de se partir no pacote ou quando estamos a tentar saboreá-las deve-se ao modo como arrefecem depois de feitas, descobriu, após um apurado estudo científico, uma equipa da Universidade de Loughborough, em Inglaterra. À medida que as bolachinhas vão arrefecendo, a massa expande-se do centro para as extremidades. O enfraquecido centro da bolacha e as extremidades subitamente expandidas criam uma tensão que faz com que se possam desfazer em pedaços com muita facilidade, explicou na "Nature" um dos autores do estudo, Qasim Saleem, que estudou o efeito de aquecimento e arrefecimento por meio de feixes laser. O problema agrava-se nas bolachas de baixas calorias e de baixo teor de açúcar. O estudo, que parece que não tem mais nenhuma implicação senão evitar as migalhas no chão ou dentro da chávena de leite ou de chá, pode muito bem ajudar os geofísicos que estudam terramotos a prever movimentos súbitos da crosta terrestre. O segredo está em controlar o arrefecimento para provocar a mínima pressão e evitar que a bolacha, ou, noutras dimensões, a crosta terrestre, estale".

Alguém quer uma bolachinha?